quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fórum Brasil-Espanha discutirá inovação e sustentabilidade para ovinocaprinocultura do NE

Talitha Barbosa

Nos dias 10, 11 e 12, João Pessoa sedia o "1° Fórum de Cooperação Técnica Brasil-Espanha para Inovação e Sustentabilidade da Ovinocaprinocultura". O evento tem como intuito integrar os dois países que apresentam realidades diferentes, mas contam com identificações sócioambientais e objetivos semelhantes, apontando soluções práticas para superar as dificuldades locais e criar um cenário propício à criação e comercialização da carne, leite e derivados de caprinos e ovinos.

A Espanha é, ao considerar a cadeia produtiva como um todo,entre as regiões criadoras de caprinos e ovinos no mundo, a que apresenta maior similaridade com a região semi-árida do nordeste. Trata-se de uma análise holística do processo onde são avaliados além do animal, o contexto social das pessoas envolvidas na criação e as condições ambientais.

"Tomar essa região como referência foi uma escolha muito bem estudada e esperamos avançar no intercâmbio entre as entidades técnicas dos dois países Lá esse desenvolvimento do setor é resultado de um trabalho de alto padrão de qualidade de identificação da procedência dos animais", confirmou Daniel Bertinez, pesquisador da coordenadoria de produção animal da Emepa Paraíba.

Nos dias do encontro serão realizadas palestras sobre as expectativas do Brasil em relação à Espanha e as alternativas de cooperação. O fórum abordará também aspectos gerais da ovinocaprinocultura em ambos países. Na tarde do dia 11 os participantes se reunirão em seis Grupos de Trabalho que discutirão os temas e apresentarão propostas de atuação. Já no último dia, haverá a reunião do Comitê Brasil – Espanha de instituições de Pesquisa,Ensino e Inovação, redação e apresentação do documento do Fórum e por fim, eleição da data e sede do II Fórum.

O evento é organizado pelo Sebrae Paraíba e Conselheria do Ministério de Meio Ambiente, Meio Rural e Meio Marinho da Embaixada da Espanha no Brasil, contando com o apoio da Emepa, Embrapa e do Insa. Marcarão presença autoridades e técnicos do setor público do Brasil e da Espanha, representantes das associações e federações de criadores de caprinos e ovinos, industriais da carne e do leite, representantes de empresas fornecedoras de insumos e formadores de opinião.

Visitas técnicas

Na segunda-feira, 09, às 10h, o grupo espanhol que chega à Paraíba no dia 08, domingo, visita a Estação Experimental de Pendência da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), que fica em Soledade. A Estação é referência no assunto melhoramento genético e detém importantes tecnologias do agronegócio de caprinos e ovinos, além de oferecer capacitação ao produtor paraibano, ações vão desde a criação, a produção dos derivados, a gestão e a comercialização dos produtos.

Ainda no dia 09 a comissão passa pelo município de Monteiro. No local eles conhecem o Frigorífico Municipal e o Centro de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura no Parque de Exposições. A visita também compreende passagem por propriedades rurais de criadores e pequenos produtores leiteiros.

Já na terça-feira, 10, no período da manhã, o grupo espanhol faz uma visita técnica ao Campo Experimental do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), em Campina Grande. Logo após fecha as atividades de visitas indo ao Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco.

Unidade de Marketing e Comunicação

Nenhum comentário: