terça-feira, 10 de maio de 2011

IZ promove o V Curso de Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes (30/06/2011)

No dia 30 de junho de 2011 será realizado o V Curso Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes, coordenado e ministrado por pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), em Nova Odessa, SP.
O curso é voltado para técnicos e produtores que atuam na caprino e ovinocultura, que queiram tirar suas dúvidas sobre esse  complexo assunto: a verminose e seu controle em pequenos ruminantes. Provocada por diversos parasitas, mas principalmente pelo Haemonchus contortus, a verminose ainda é a doença que mais mata e/ou provoca prejuízos em pequenos ruminantes no Estado de São Paulo, e no Brasil.
De acordo com a pesquisadora e coordenadora do evento Cecília José Veríssimo, os vermes gastrintestinais encontram-se, principalmente, nas pastagens, e os animais se contaminam diariamente. Sendo assim, é preciso saber os cuidados que se deve ter com cada categoria animal, e os fatores que aumentam sua resistência ou suscetibilidade à doença, acrescenta a pesquisadora. Cuidados como manejo, alimentação e genética para evitar a doença, bem como os vermífugos disponíveis, atualmente, no mercado e, como usá-los corretamente, e alternativas ao uso dos anti-helmínticos serão assuntos abordados na parte teórica do curso, que acontecerá pela manhã. Na parte da tarde, haverá aula prática, ensinando como se deve utilizar o método Famacha® de controle seletivo da verminose e outras práticas importantes na avaliação dos animais.
Veríssimo possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Zootecnia - Qualidade e Produtividade Animal pela Universidade de São Paulo (2008).
Tem experiência nas áreas de Zootecnia e Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Produção Animal e controle de doenças, atuando principalmente nas seguintes espécies e temas: bovinos: controle do carrapato Rhipicephalus Boophilus microplus, e mastite bovina; ovinos: controle da verminose e mastite ovina. Para conferir o currículo lattes na íntegra, acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784878J8
Para mais informações sobre a programação e inscrição, os interessados devem acessar o link: http://www.iz.sp.gov.br/evento.php?id=169
Serviços:
V Curso de Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes
Data: 30/06/2011
CCTC - (19) 3466-9413
Instituto de Zootecnia/CCTC
Rua Heitor Penteado,56
Fone/Fax: (19) 3466-9413
E-mail: eventos@iz.sp.gov.br

Um comentário:

Eudes Batista disse...

Seria muito interessante que nós aqui do sertão do Seridó em Caicó no Rio Grande do Norte tivessemos uma oportunidade dessa. pois nós que estamos iniciando um trabalho voltado pra caprinocultura de corte temos necessidade de aprendizado em estudos voltados pra essa área que é de grande importancia.
Eudes Batista
Criatório Pau D'Arco - Caicó/RN