terça-feira, 10 de maio de 2011

Comissão espanhola visita Campina Grande, Curimataú e Cariri

Grupo vem à Paraíba participar do ‘1° Fórum de Cooperação Técnica Brasil-Espanha para Inovação e Sustentabilidade da Ovinocaprinocultura’
Érica Chianca

Agrupados no Brasil, nos dias 10, 11 e 12, na capital paraibana, em João Pessoa, para participar do ‘1° Fórum de Cooperação Técnica Brasil-Espanha para Inovação e Sustentabilidade da Ovinocaprinocultura’, um grupo de gestores, produtores e estudiosos espanhóis farão visitas a cidade de Campina Grande, Curimataú e Cariri. A comissão deve aproveitar o intervalo antes do Fórum para conhecer estações de pesquisas, frigoríficos e propriedades que trabalham no cultivo de ovinos e caprinos. As visitas acontecem nos dias 09 e 10.
Na segunda-feira, 09, às 10h, o grupo visita a Estação Experimental de Pendência da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), que fica em Soledade. A Estação é referência no assunto melhoramento genético e detém importantes tecnologias do agronegócio de caprinos e ovinos, além de oferecer capacitação ao produtor paraibano, ações vão desde a criação, a produção dos derivados, a gestão e a comercialização dos produtos.
Ainda no dia 09 a comissão passa pelo município de Monteiro. No local eles conhecem o Frigorífico Municipal e o Centro de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura no Parque de Exposições. A visita também compreende passagem por propriedades rurais de criadores e pequenos produtores leiteiros.
Já na terça-feira, 10, no período da manhã, o grupo espanhol faz uma visita técnica ao Campo Experimental do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), em Campina Grande. Logo após fecha as atividades de visitas indo ao Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco.
O ‘1° Fórum de Cooperação Técnica Brasil-Espanha para Inovação e Sustentabilidade da Ovinocaprinocultura’ demarca maior aproximação entre os dois países e de lá sairão ações prontas para serem executadas em médio prazo junto ao setor na Região Nordeste. Durante o encontro lideranças de todo o Nordeste marcarão presença e discutirão diversos assuntos como estratégias e soluções de sanidade, cooperativismo, sistemas e meio de produção, marcas de qualidade e indústria e alimentos, além da identificação eletrônica de animais. O evento tem a realização do Sebrae Paraíba e Governo da Espanha, e conta com o apoio do Insa, Embrapa, Emepa, Faepa e Senar.

Nenhum comentário: