segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Workshop discute alternativas de controle da verminose em ovinos e caprinos (05/11/2010)

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove, no dia 5 de novembro em Nova Odessa (SP), o II workshop “Alternativas de controle da verminose em pequenos ruminantes”. O evento, com o tema “Método Famacha®", é coordenado pelos pesquisadores Cecília José Veríssimo (IZ) e Marcelo Beltrão Molento, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O objetivo do workshop é discutir a atual situação da resistência dos vermes de ovinos e caprinos aos anti-helmínticos no Brasil e conhecer as ações realizadas por meio do método Famacha® de controle seletivo. O evento é voltado para técnicos, produtores, estudantes e outros interessados no assunto.

A verminose ainda é a principal doença que afeta os rebanhos ovinos e caprinos do Brasil, dizem os coordenadores do evento. O seu controle está cada vez mais difícil em função da resistência que os vermes adquirem aos produtos químicos.

Uma das alternativas para diminuir a seleção de vermes resistentes é o controle seletivo do rebanho. O método Famacha® é uma técnica prática que permite verificar, por meio do exame da mucosa ocular, se o animal precisa (ou não) ser vermifugado. No entanto, os benefícios trazidos por esse método ainda não são bem conhecidos pelos produtores. Além disso, sua aplicação ainda é controvertida, o que estimula discussões e reflexões.

Informações sobre a programação do workshop podem ser obtidas nos sites
www.infobibos.com.br/verminose e http://www.iz.sp.gov.br/

As inscrições devem ser feitas no link abaixo:
http://www.infobibos.com/verminose/inscricoes/fichainscricao.asp

Nenhum comentário: