sexta-feira, 22 de abril de 2011

Projeto de integração cabrito e cordeiro precoce Curaçá

O mercado da carne ovina está crescendo a passos largos, em função da grande aceitação deste produto pela sociedade brasileira, notadamente, o da Região Nordeste. Isto se reflete no surgimento de vários pontos de vendas e restaurantes especializados, principalmente nos grandes centros urbanos. Paralelamente, aparecem as construções e a implantação de abatedouros, frigoríficos e curtumes, específicos para carnes, vísceras e peles de ovinos na Região, caracterizando como uma forte sinalização de estímulo e garantia para o desenvolvimento do respectivo setor produtivo. Assim, há necessidade de práticas alternativas que permitam ao produtor ofertar cordeiros para o abate, capazes de atender às necessidades do mercado de carne, tanto em termos quantitativos quanto qualificativos (EMBRAPA/Caprinos: Circular Técnica Nº 28).

Um sistema de integração sequeiro/irrigação para produção de caprinos e ovinos pode viabilizar o abate dos animais com seis a sete meses de idade e é mais competitivo que o sistema tradicional da caatinga, onde os animais vão para o abate com dois ou mais anos (EMBRAPA/Semi-árido: Instruções Técnicas Nº 70).

Portanto, para atender o exigente mercado consumidor que deseja animais jovens com carcaça padronizada e acabada, regularidade na oferta e qualidade é necessário criar centros de terminação.

No município de Curaçá-BA, onde os criadores estão na área de sequeiro/caatinga e não dispõem de forragens para fornecer aos cabritos e cordeiros no período seco, está sendo montado um centro de terminação de cordeiros e cabritos que atenderá os criadores locais.

O empreendimento é denominado Projeto de Integração Cabrito e Cordeiro Precoce Curaçá que consiste na integração dos criadores da caatinga com pastagens irrigadas para terminar os animais.

O Projeto é uma iniciativa da ACCOSSF (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco) que fará um cadastro dos produtores interessados, ao mesmo tempo em que fornecerá animais de alto padrão genético para melhoria do rebanho, através de seu Núcleo de Genética e apoiará os participantes na busca de financiamento para melhoria da propriedade.

O objetivo é produzir animais precoces para atender o mercado de carnes nobres, inserindo o pequeno produtor rural do município de Curaçá-BA no agronegócio da caprinovinocultura, gerando, assim, emprego e renda para muitas famílias.

Marcos Rogério Cipriano

Vice-Presidente da ACCOSSF

Um comentário:

Anônimo disse...

Efetivamente, o municipio de Curaçá/BA, reúne condições que favorecem a implantação do projeto pensado pela ACCOSSF, no sentido de propiciar o melhoramento e acabamento de carcaça de caprinos e ovinos, na pespectiva de atender ao mercado cada dia mais crescente; ativar a cadeia produtiva do setor. O municipio mencionado tem aproximadamente 120 quilemoteros às margens do Rio São Francisco, dividindo esse cenário com as especificidades do bioma caatinga, onde é possivel identificar sua presença em não mais que tres quilometros das margens do rio. Isso favorece a integração dos atores na produção de caprinos e ovinos; é só dividir os trabalhos de manejo na criação e terminação, minimizando assim os efeitos da longa estiagem na area de sequeiro e aumentado a oferta do produto aliado à diminuição do custo kg/carcaça. Dessa maneira haverá uma integração do produtor na caatinga com o terminador que está às margens do rio, com possibilidades viáveis na oferta de forragem. Acredito na potencialidade do setor e no projeto implementado pela ACCOSSF. Ivanildo Almeida Lima- sócio e articulador no Núcleo da ACCOSSF, em Curaçá/BA