domingo, 22 de janeiro de 2012

O Vale do São Francisco por Marcelo Abdon, Presidente da ABC-Boer

Caros criadores,
Durante toda essa semana pude comprovar a extensão dos criatórios de caprinos e ovinos no Vale do Rio São Francisco. O Estado da Bahia é onde existe a maior criação de caprinos do Brasil e a segunda criação de ovinos. São inúmeras fazendas com criatórios de caprinos e ovinos trabalhando na produção de carne.
Na região do Vale do São Francisco existem diversos criatórios de caprinos e ovinos com dois, cinco e dez mil animais e, mesmo assim, não atende a demanda, uma vez que a procura por esse tipo de carne é bem maior. A carne de caprinos e ovinos é, sem dúvida, a mais consumida na região. O Bodódromo, localizado na cidade de Petrolina (PE), é o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina, com mais de vinte restaurantes vendendo exclusivamente carne de bode. Além do Bodódromo existe em Juazeiro (BA) churrascarias, como é o caso do Restaurante Armazém Café, onde a especialidade é rodízio de carne de caprino.
O empresário Ruben Osta, presidente da Visa do Brasil, está montando um projeto, no município baiano de Xique-Xique, à beira do rio São Francisco, onde irá iniciar um criatório com dez mil ovinos, pretendendo chegar a criar cem mil cabeças até 2019. Para isso o empresário irá investir em todo projeto, o valor de R$ 100 milhões.
O objetivo do empresário Ruben Osta é atender a churrascarias e restaurantes requintados como o Fasano e Rubayat, de São Paulo.
É nesse cenário que a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos Boer (ABCBoer) irá realizar de 26 a 29 de abril, em Juazeiro (BA), a 12ª Exposição Nacional da Raça Boer.
Obs: Capa da Revista Dinheiro Rural do mês de janeiro de 2012.

Nenhum comentário: