sábado, 26 de novembro de 2011

Conquistas para a caprinocultura de Juazeiro

O Secretário de Agricultura, Dr. Eduardo Salles, iniciou a audiência afirmando que a caprinovinocultura é prioridade da Secretaria, por isso convocou todos os Superintendentes vinculados a ela para participarem do encontro que durou toda a manhã.
Estavam presentes vários superintendes, dentre eles, Wilson, da Superintendência de Agricultura Familiar, Paulo Emílio, Diretor da ADAB (Agência Estadual de Defesa Animal) e Luiz Miranda, Diretor de Pecuária.
Contamos também com o apoio político dos Deputados Roberto Carlos (PDT), Fátima Nunes (PT) e Cacá Leão (PP), sendo que o Deputado Cacá Leão não pode comparecer, mas ligou várias vezes para manisfestar seu apoio. O Prefeito de Curaçá, Salvador Lopes (PT), também esteve presente defendendo o fortalecimento da caprinovinocultura.
As reinvidicações apresentadas foram as seguintes:
  1. Legislação dando um tratamento diferenciado ao leite de cabra: O Secretário criou um grupo de trabalho, que se reunirá em 01/12/2011, para ao final do dia apontar uma solução rápida e concreta para o problema. Farão parte do grupo de trabalho os representantes da ACCOSSF, ADAB, Superintendência da Agricultura Familiar, Deputados Fátima Nunes, Roberto Carlos e Cacá Leão, Prefeito de Curaçá, Salvador Lopes e pessoas de Minas Gerais onde a legislação já foi modificada.
  2. Centros de terminação de cabritos e cordeiros: Ficou assegurada a assistência técnica aos pequenos produtores que irão participar do projeto de integração caatinga/pastagens irrigadas no Vale do Rio São Francisco possibilitanto a terminçaõ de cabritos e cordeiros logo após ao desmame. 
  3.  PRÓ-CABRITO: O Banco só financia a compra de reprodutores PO, portanto os órgãos responsáveis pela emissão dos registros dos caprinos devem funcionar. Foi marcada uma reunião com a ACCOBA, o Secretário de Agricultura e a ACCOSSF para o dia 01/12/2011, para que a ACCOBA esclareça a demora na expedição dos registros dos caprinos.
  4. Parque de Exposição de Juazeiro: Ficou assegurado um Centro de Comercialização de Animais para a cidade de Juazeiro. O Diretor de Pecuário, Luiz Miranda, que é uma pessoa muito competente e dinâmica, imediatamente marcou uma reunião para a tarde, onde já entregou a ACCOSSF uma plana semelhante ao que vai ser construído em Juazeiro.
  5. Exposição de caprinos e ovinos de Juazeiro: Foi garantido o apoio a realização da Exposição de Juazeiro, que ocorrerá em abril. Além do mais, o Secretário conseguiu trazer para Juazeiro a 12ª Exposição Nacional da raça Boer.
Essas foram as nossas conquistas.
A Deputada Fátima Nunes defendeu que a inclusão de leite de cabra na merenda escolar é a maneira de levármos renda e dignidade para os pequenos produtores do Semiário baiano, por isso comprou a briga de mudar a legislação e tirar as famílias trabalhadores e honestas do Sertão da ilegalidade.
O Deputado Roberto Carlos relatou um episódio acontecido no município de Uauá onde ocorreu a apreensão de carnes e derivados de leite de cabra, e se comprometeu a trabalhar dioturnamene para mudar a legislação e tirar os sertanejos da ilegalidade.
O Prefeito de Curaçá, Salvador Lopes, já está trabalhando para ser o primeiro município da Bahia a colocar o leite de cabra na merenda escolar e mudar a vida de seus munícipes.
ACCOSSF 

Nenhum comentário: