segunda-feira, 10 de outubro de 2011

São José expande a caprinocultura

Júlio Ottoboni

São José dos Campos - A Prefeitura de São José dos Campos tem potencializado a produção agrária no município, já que a produção nas áreas rurais vem crescendo nos últimos anos. A atividade rural tem alterado seu perfil nos últimos tempos, migrando da bacia leiteira, presente na região desde o declínio do café, para atividades de cultivo de hortaliças e verduras, de cogumelos comestíveis, extração de mel silvestre, criação de animais de pequeno e médio porte tanto para abastecimento do mercado local como para exportação.

Novidade

Uma novidade dentro deste segmento foi a expansão dos rebanhos de ovelhas e de cabritos. Para aprimorar o nível de conhecimento destes criadores foi a realização da palestra de orientação sobre caprinos e o manejo sustentável da espécie. O tema foi "Caprinocultura: alternativa de renda sustentável", ministrada pela médica-veterinária Lea Chapaval, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mestre em Nutrição Animal e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). O evento tinha por objetivo transmitir informações técnicas a respeito da cultura, os principais arranjos de como se deve proceder para profissionalização da produção.

O Proder busca desenvolver potencialidades locais e alternativas econômicas viáveis e de interesse do município e dos setores de agropecuária e agroindústria. Atua sempre com a participação dos produtores rurais, incluindo a agricultura familiar, e tem em vista a manutenção das famílias no campo.

O programa reúne uma série de atividades de assistência técnica, apoio na formação de mão de obra e disseminação de tecnologias modernas de manejo, cultivo e comercialização, além da inspeção de instalações e alimentos processados de forma artesanal ou por agroindústrias.

Caprinocultura

Há dois anos, Lore Astrid de Toledo e seu marido, Antônio Osny de Toledo, começaram a criar cabras e, desde que passaram a receber as orientações da equipe do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), da Prefeitura de São José dos Campos, conseguiram melhorar a produtividade e pensam em aumentar a produção.

Toledo conta que a atividade começou em 2009 com o auxílio técnico de uma veterinária, através do desenvolvimento de um projeto para cultura de cabras em um sítio de seis alqueires na Travessa Águas Claras, localizado no bairro do Turvo, região norte da cidade.

"Começamos a criação com três cabras. Atualmente, com o auxílio do programa, ampliamos a criação e agora estamos com 23 cabeças", conta Lore. A proprietária explica que os 100 litros de leite que o capril produz por semana são transformados em massa láctea, que em parte é usada para consumo familiar, e em parte, destinada a queijarias, que após processo industrial transformam o insumo em queijo comercializado na região.

De acordo com os produtores, o próximo passo é obter o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ampliar de 80 a 100 o número de cabras. O objetivo é ter uma produção pequena e de qualidade.

Qualidade

"Queremos agregar um diferencial de qualidade ao nosso produto através de um local adequado para os animais. Hoje temos 14 baias feitas com piso de lajota para facilitar o escoamento de água; a manutenção e higienização é mais prática utilizando vassoura de fogo e um revestimento com cal para esterilizar e coberto com serragem. Além da estrutura, investimos na composição de uma ração diferenciada com vitaminas, soja e sal especial para cabras, tudo para melhorar a qualidade do nosso produto", diz Osny.

http://www.clippingexpress.com.br/ce2//?a=noticia&nv=D7S4QHFZ3o84nM5dIXiPzg

Nenhum comentário: