quarta-feira, 9 de março de 2011

Objetivos e dinâmica dos Workshops da Feinco

Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças. Sun Tzu.

Essa é a essência de uma análise SWOT, que é uma combinação das primeiras letras das palavras (em inglês) Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A Análise SWOT é utilizada para fazer a análise de um cenário, proporcionando a base para o planejamento estratégico.

E é exatamente essa nossa intenção dos Workshops que estamos organizando na FEINCO: entender melhor o cenário da caprinocultura de corte e da caprinocultura de leite, e com isso termos a base para a elaboração de um planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável da atividade.

Para quem não está muito familiarizado com ela, não se preocupe: o que precisamos é da experiência de cada um.

Queremos fazer uma análise equilibrada, nem otimista, nem pessimista, ou seja, para cada comentário positivo, queremos um negativo, mas para cada negativo, também esperamos um positivo.

Nem otimismo, nem pessimismo: realismo.

Quanto mais fria e imparcial a análise, melhor...

Cada um dos palestrantes terá 5 minutos para seu depoimento e deverá, ao final, pontuar uma força, uma fraqueza, uma oportunidade e um risco da atividade em relação à sua área de atuação, à sua experiência.

Depois será a vez do público participar, dando sua contribuição.

Sei que é mais difícil escolher um item de cada, do que muitos de cada, mas o objetivo é esse mesmo, selecionar o que é realmente mais importante, mais relevante.

Ao final das palestras e da participação do público, teremos levantado vários pontos e feito uma análise SWOT a muitas mãos.

É esse nosso objetivo.

Dai para a frente, é usar essa análise para a elaboração de um planejamento que permita um desenvolvimento sustentável da atividade.

Vai ou não vai dar certo?

Só depende de nós...

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo plenamente, se necessitar de auxilio, estou a disposição.
Carlos Magno - Analista de Sistemas, tecnico em agropecuária com especialização em gestão de cadeias produtivas, socio proprietário da SEIVABRASILIS - Soluções diferenciadas em gestão de agronegócio.