quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Grande Campeã da maior e melhor Exposição Nacional de Anglonubiano de todos os tempos

De 26 de novembro a 5 de dezembro, durante a Fenagro, Salvador recebeu a maior e melhor Exposição Nacional da Raça Anglonubiana de todos os tempos, tanto em quantidade de animais (foram 557 só na pista de julgamento), como em qualidade, opinião unânime entre todos os que tiveram o privilégio de por lá passarem.
Com três jurados da maior competência, Dra. Kiky (SP), Dr. Joselito (BA) e Dr. Domingos (PI), o julgamento transcorreu com tranqulidade e serenidade, com resultados consistentes e coerentes.
De todos os fantásticos animais que ali foram apresentados vou me deter na nossa Lila, contando um pouco de sua história e trajetória.
Filha de Royal Atributo Cielo em Dagron Silver Frea, Lila Royal Cielo, irmã gêmea de Willy Royal Cielo, foi gerada na tradicional Cabanha Cielo, do selecionador Claudio Jorge Gnoato, em Bento Gonçalves – RS.
Com genética 75% canadense e 25% americana, Lila é uma cabra que impressiona por suas características de conformação, mas em especial pela sua harmonia e condição aos 6 anos de idade. Possuidora de uma linha de dorso forte e nivelada, tem uma garupa longa e larga, na inclinação exata, em um corpo longo, profundo e arqueado, que lhe conferem uma grande capacidade digestiva e respiratória, chegando com facilidade aos 100 kg (embora estivesse com 92 kg na Nacional), tudo isso em uma cabra feminina, com pescoço lançado, e apoiada em aprumos intactos, além de possuidora de um úbere muito bem conformado e funcional.
A vi pela primeira vez em Farroupilha – RS, na Cabanha Sepe Tiaraju, que havia comprado Lila e seu irmão Willy da Cabanha Cielo. Uma das principais razões para adquirirmos todos os 216 animais Anglonubianos dessa Cabanha foi exatamente trazer Lila e Willy, que já naquele momento, nas baias de um rebanho de produção sem qualuqer tratamento diferenciado, se destacavam.
Trabalhamos para prepará-la e apresentá-la na Feinco de 2009, ocasião em que foi Campeã Cabra Sênior, considerada “um animal próximo da perfeição” pelo jurado Dr. Alexandre Saft.
Seguimos trabalhando com ela, e a levamos para a Feinco 2010, onde ela foi julgada pelo norte americano Robert Bartholomew e classificada novamente como Primeira colocada em sua Categoria, e Campeã Cabra Sênior, mas agora também Grande Campeã e Campeã Suprema, a melhor fêmea caprina dentre todas as raças. Em suas considerações o jurado comentou que, apesar de toda a qualidade dos animais ali apresentados, não foi dificil escolher Lila, uma cabra que, em suas palavras, ele gostaria de levar para os Estados Unidos…
Foi difícil a decisão de levá-la para a Nacional, pois sabiamos que o melhor do Anglonubiano brasileiro estaria ali, e todos muito bem preparados e apresentados. Apesar de confiarmos plenamente nas qualidades de Lila, sabiamos de que o risco de não conquistarmos o prêmio máximo era grande. E ao chegarmos lá e andarmos pelos corredores, e depois com o início e andamento do julgamento, vimos que de fato não seria nada fácil: tinha muita, muita qualidade ali!!!
A classificatória já mostrou claramente o que vinha pela frente: com 57 animais, a maior categoria da exposição, ter ficado entre as 12 já foi uma vitória.
E veio o julgamento da categoria, e Anamaria a conduziu ao primeiro lugar, e depois ao Campeonato.
A apreensão só aumentou…
E veio o julgamento do Grande Campeonato: foram posicionadas10 fêmeas fantásticas, “princesas e rainhas”, como muito bem colocou a Dra. Kiky, qualquer uma delas poderia ser a Grande Campeã ou a Reservada.
E veio o resultado: a Grande Campeã da Exposição Nacional da Raça Anglonubiana de 2010 foi a cabra do apresentador com número de colete um, um, oito… Era ela, Lila, Grande Campeã Nacional 2010!!!
Que emoção…
Ai foi só festa: abraços, cumprimentos e muita alegria.
E depois do resultado, o assédio para que ela fosse comercializada, que já era grande, aumentou ainda mais, de tal forma que cedemos e disponibilizamos uma cota de 50% dela para ser ofertada no Leilão Brasileirão do Anglonubiano.
E ai foi o momento de submetê-la ao julgamento do público, do mercado. O preço que ela alcançou, e os compradores, falam por si só: 50% dela foram adquiridos pelos irmãos Napoleão (Fazenda Campinas), já nossos parceiros no Willy e no Ilustre, e pelos irmãos Didier (Capril Paraguassu), por R$32.400, recorde absoluto de preço de fêmeas da raça Anglonubiana no Brasil, e possivelmente do mundo.
E enquanto ela era leiloada, foi apresentado seu filho, Capritec Willy Cacique, que, com pouco mais de sete meses de idade, superou o valor alcançado por sua mãe: 50% dele foram vendidos por R$33.600, para os irmãos Napoleão, irmãos Didier e agora também pelo Dr. Aldemir, que se assossiaram na aquisição.
Agora, o desafio é estar à altura da confiança em nós depositada, e multiplicá-los intensamente com as biotecnologias da reprodução disponíveis: o quanto antes será implantado um programa de TE para Lila, enquanto estarão em estudo outras técnicas, como FIV e quem sabe algo mais, e assim que possível o Cacique será encaminhado para uma Central de Coleta de Sêmen. Já no próprio Leilão, as duas centrais presentes nos procuraram...
Enfim, um resultado fantástico!
Um sonho…
Não, mais, muito mais do que um sonho…

13 comentários:

Anônimo disse...

TRABALHO SERIO SEMPRE DÁ BOM RESULTADO.

BENICIO NETO disse...

ESTOU NA SITUAÇÃO DE SUSPEITO PARA FALAR DA LILA, POIS FOI A CABRA QUE ME APAIXONEI À PRIMEIRA VISTA NA FEINCO, E ASSIM FALEI PARA O CASAL AMIGO SILVIO E ANAMARIA: É UMA EXCEPCIONAL FEMEA DA RAÇA ANGLONUBIANA. PARABENS A VOCES E AOS COMPRADORES DOS 50% OS IRMAÕS NAPOLEÃO.

Unknown disse...

Silvio/Ana Maria!
Esta bela cabra ja tinha se destacado na FEINCO em São Paulo e é sem sombra de duvidas um dos mais belos exemplares da Raça Anglonubiana não ficando a dever nada a animal nenhum do MUNDO.
PARABENS!
Waldemar Gertner

Arthur Scivittaro disse...

Silvio e Ana Maria isso é um resultado de muita dedicação e trabalho, coisa que vocês tiram de letra, isso já visto na raça Saanen e agora na raça Anglo, parabéns pela conquista.

Abraço

Arthur Scivittaro

Anônimo disse...

Parabéns Anamaria e Silvio! Fico muito feliz em ver que toda a dedicação e profissionalismo de voces resultando em mais um reconhecimento de altíssimo nível. Uma historia onde o conhecimento e o trabalho de voces permitiu que encontrassem uma animal realmente excepcional. Marcio Ceccantini

Unknown disse...

Parabéns Silvio e Ana, vocês merecem. Depois de ler o seu relato fico arrependido mais uma vez de ter ido na tarde da sexta descansar no hotel. O que é bom apaixona e emociona até quem deve conter os sentimentos, pelo comecimento que têm da raça acredito que Joselito, Kiki e Domingos se emocionaram tanto quanto vocês, vencer dentre os bons aumenta ainda mais o sabor da vitória.
Parabéns
Edmilson Lúcio

Aline Brito disse...

Belissimo animal...
Pela dedicação e trabalho à caprinocultura, vcs merecem isso e mto mais!!!
Parabens!!!!

Cristiano Rego Barros disse...

Parabens, Silvio e Ana pelo excelente trabalho que vocês estão fazendo nesta bela raça.

Unknown disse...

Parabéns Silvio e Ana! Esse resultado é fruto da dadicação de vcs a caprinocultura.
Abraços

José Codo disse...

Um forte abraço a você Silvio e os parabéns pela "sensibilidade" técnica, que alguns chamam de sorte ou coincidência, outros de sexto sentido, uns de intuição, eu prefiro identificar como "competência". Fico muito feliz pelo teu resultado! Sucesso! Mais uma vez meus Parabéns e um forte abraço! José Codo www.josecodo.net

Carlos Alberto disse...

Parabéns Silvio e Ana, pelo imenso trabalho que vcs desenvolvem em todos esses anos........ Este é mais um premio pelo excelente trabalho e dedicação à caprinocultura brasileira.
Abraço,
Rolinho

Unknown disse...

Amigos SILVIO E ANA MARIA,
Conhecimento e dedicação fazem toda a diferença sempre. Parabéns à vocês!!! Vilson Bartuira e fam.

Alex de Paula disse...

PARABÉNS! Vocês merecem, pois trabalho com qualidade e perseverança.

Alex de Paula
São Sebastião do PAraiso, MG