sábado, 17 de abril de 2010

Prefeito de cidade cearense debate inclusão da Embrapa no programa Bolsa Bode

      O prefeito da cidade cearense Tejuçuoca (CE), Edilardo Eufrásio, esteve na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) na manhã da última quinta-feira (08/04), para debater a possibilidade de ações da empresa na capacitação de produtores de caprinos e ovinos daquele município numa expectativa de contar com o trabalho da Embrapa junto a jovens produtores rurais beneficiados por programa de inclusão social da prefeitura local, por meio da caprinocultura e ovinocultura, conhecido como Bolsa Bode.
      A informação é do assessor da Embrapa Caprinos e Ovinos, Adilson Nóbrega, explicando que o prefeito se reuniu com o chefe-geral da unidade, Evandro Holanda Júnior, com o supervisor de Comunicação e Negócios, Selmo Fernandes, e o analista da Área de Negócios Tecnológicos, Jorge Luís Farias, e teve a oportunidade de conhecer aspectos do projeto do Campo de Aprendizagem Tecnológica, experiência implantada em Jussara (BA). Ele avaliou que uma ação semelhante tem chances de ser bem sucedida no município, relata Adilson Nóbrega.
      Aquele assessor informou, também, que a equipe da Embrapa sugeriu a Eufrásio a proposta de selecionar um produtor de caprinocultura leiteira e um produtor de ovinocultura de corte, ambos incluídos no Bolsa Bode, para montar unidades demonstrativas que pudessem servir de referência aos demais, em termos de manejo e uso de forragens na perspectiva que nelas, a Embrapa investiria em ações de transferência de tecnologia para serem difundidas entre os agricultores familiares locais.
      Nóbrega explicou que por meio do Bolsa Bode, a prefeitura de Tejuçuoca distribui um auxílio de R$ 100,00 mensais para cada um dos 20 produtores beneficiados, que cada um deles recebe dez matrizes, que o público é de jovens de 18 a 27 anos, de baixa renda familiar e que no primeiro ano, toda a produção de carne e leite é adquirida pela prefeitura. A partir do segundo ano, a prefeitura mantém somente a compra da produção, relata.
      Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Nenhum comentário: