sábado, 17 de abril de 2010

Núcleos da Embrapa para caprinos e ovinos programam atividades 2010

      Pesquisadores dos núcleos regionais Sudeste e Centro-Oeste da Embrapa para caprinos e ovinos estiveram na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), na semana entre 22 e 26 de março, para definir a programação de atividades de pesquisa e transferência de tecnologia para o ano de 2010.
      A informação foi enviada pelo assessor de comunicação daquela unidade cearense de pesquisas, Adilson Nóbrega, e evidenciado no Programa Domingo Rural deste domingo(11/04), justificando que no núcleo Centro-Oeste, a idéia será dar continuidade a pesquisas para avaliar a sensibilidade de ovelhas a verminoses, com uso de marcadores moleculares. “Outro projeto a ser desenvolvido pelo núcleo em 2010 é o de avaliação da forrageira Panicum como alternativa de nutrição para ovinos na região”, relata aquela assessoria.
      Nóbrega informou que o núcleo desenvolverá projetos diferenciados de capacitação de produtores e técnicos e trabalhará no fortalecimento do Workshop de Ovinocultura no Cerrado, evento a ser realizado no segundo semestre e que os trabalhos do núcleo Sudeste envolvem projetos de melhoramento de cabras leiteiras, inseminação artificial em caprinos e pesquisas sobre a relação nutrição e reprodução em caprinos e em ovinos. “O planejamento do núcleo também prevê ações de transferência de tecnologias, com destaque para o fortalecimento da Festa da Cabra Leiteira (Cabrafest), cuja 8ª edição ocorrerá neste ano, em Coronel Pacheco (MG), e a continuação do intercâmbio com pesquisadores e produtores rurais da Colômbia”.
      Ele informou anda que durante a semana, os pesquisadores dos núcleos também visitaram campos experimentais e laboratórios da Embrapa Caprinos e Ovinos, além de participarem de reuniões técnicas sobre temas como o mercado de produtos lácteos caprinos no Brasil e a elaboração de um aplicativo eletrônico que possibilite ao produtor estimar custos de produção para ovinocultura de corte.
      Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Nenhum comentário: